quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Jornalismo piauiense entra em luto

Morre o jornalista Pires de Sabóia deixando legado de 48 anos no jornalismo


Fotos: Divulgação
          Jornalista, comentarista político, cearense, cidadão, amigo, avô, esposo, pai. Morre aos 68 anos, o comunicador Pires de Sabóia, considerado um dos grandes nomes do jornalismo político que o estado do Piauí já conheceu. Devido a problemas respiratórios identificados em exames clínicos recentes, Pires de Saboia deixa esposa, dois filhos e dois netos.

          Pires de Sabóia veio para Teresina no ano de 1967 e chegou a cursar direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI) sem concluir. Na época, Pires já era jornalista e conseguiu registro definitivo no Ministério do Ceará para o exercício da profissão. Por esse motivo, Pires deixou a faculdade de direito para se dedicar totalmente a profissão que tanto amava: o jornalismo.

          A notícia da morte de Pires foi recebida com pesar para os profissionais e amigos. “Pires de Saboia foi um mestre no Jornalismo, suas lições inspiraram muitos de nós na profissão de jornalista”, ressaltou a jornalista Cristiane Ventura em seu perfil na internet.

         Em sua rede social, a jornalista Katya d’Angelles publicou “Apenas dizer a vocês que hoje a dor no meu peito é tão grande quanto a que senti no dia 12/10/2008 - estou órfã outra vez! 29/08/2013”, lamentou. Katya era amiga pessoal de Pires e demonstrou pesar pela grande admiração que tinha pelo profissional.

          Atualmente, Pires de Saboia trabalhava na TV Assembleia e na Rádio Teresina FM. Também trabalhou na TV Meio Norte fazendo comentários na área política.

        Já o jornalista Eugênio Rego também falou sobre a perda de Pires de Sabóia. “Nunca fui apresentado (pessoalmente) a ele, mas sempre o ouvia no rádio e os comentários de quem convivia com ele. Para mim ele era o nosso Alberto Dines, um grande jornalista”.

        No dia 06 de junho desse ano, o SindJor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí) homenageou Sabóia entregando o Diploma de Mérito Jornalístico pelos avanços que o comunicador proporcionou  na imprensa piauiense, e os serviços jornalísticos prestados. O grande legado deixado pelo jornalista tanto para os já profissionais da área, como os recém-formados é nunca perder o senso crítico e manter sempre a conduta ética na profissão.

Texto: Artur Vasconcelos e Fernando Brito - Repórteres Estudante

Um comentário:

Maria Helena de Oliveira disse...

Pires de Sabóia é uma inspiração para o fazer jornalístico e demonstrou isso com todo entusiasmo, quando esteve no auditório do CEUT falando aos estudantes e professores do curso de Jornalismo sobre sua brilhante trajetória profissional. Na ocasião ele recebeu uma homenagem pelo Dia do Jornalista. Uma perda muito significativa para nosso estado.