quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Pesquisa levanta dados sobre rotina alimentar saudável

Hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos regulares são frequentes na população de maior escolaridade, diz pesquisa.

          Divulgada ontem (27) pelo Ministério da Saúde a pesquisa Vigitel 2012 ouviu 45 mil pessoas acima de 18 anos das 26 capitais e do Distrito Federal, concluindo que hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos regulares estão relacionados ao grau de escolaridade, sendo mais frequentes na vida de pessoas que tem maior grau de escolaridade.

         A pesquisa, promovida pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, também aponta que a alta frequência de consumo abusivo de bebidas alcoólicas, especialmente entre homens e jovens, é um desafio para o Ministério da Saúde.

          Possíveis políticas públicas para incentivar a prática de esportes seriam o aumento de academias ao ar livre e o incentivo ainda cedo, na escola, para que as crianças desenvolvam hábitos alimentares saudáveis.

          Em Teresina, já é prática comum nas escolas incentivar hábitos alimentares saudáveis. Roberta Lima, mãe do Guilherme, de 5 anos, recebe lembretes semanais sobre o dia do lanche saudável na escola, “Mando o máximo possível os lanches e sempre sigo a orientação em casa também” conta Roberta.

          Na capital, lugares comuns para prática gratuita de exercícios físicos são o Parque Potycabana, A Avenida Raul Lopes e a Avenida Marechal Castelo Branco, que possuí academia ao ar livre. 

          Formada em Direito e estudante de Letras Inglês, Rafaela Almeida faz exercícios físicos 5 vezes por semana, ás vezes até no domingo, e com isso sente benefícios até na auto-estima, “Pratico exercícios físicos pois quero ter uma melhor qualidade de vida, eu sei que é clichê, mas os benefícios estéticos também são um incentivo, seu corpo muda pra melhor e sua auto estima também”, conclui Rafaela.

Texto: Lucas Marreiros - Repórter / Estudante
Edição: Fernando Brito

Nenhum comentário: