segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CEUT adere ao Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito


Estudantes e profissionais das mais diversas áreas podem participara do Prêmio e concorrer a prêmios entre R$ 500 e R$ 3 mil

         Com o objetivo de estimular o bom comportamento das pessoas no trânsito, a prefeitura de Teresina lançou há 4 anos o Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito, que este ano está em sua terceira edição. Através do Projeto Vida, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (STRANS), traz como principal foco o motociclista devido ao considerável aumento de acidentes de trânsito envolvendo esse público.
          Em visita à Faculdade CEUT, a equipe de divulgação do Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito procurou parceria na busca de uma maior aproximação do prêmio com os estudantes de nível superior, já que no prêmio há uma categoria específica para esse tipo de público. A meta é despertar nas pessoas um novo olhar sobre a temática no trânsito.

          Segundo a Gerente de Educação em Trânsito da STRANS, Samyra Matos, o Brasil é o 5º colocado, em nível mundial, no que se refere ao número de acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais e feridas. “Os motociclistas fazem parte de um grupo de risco de 80%. O número é preocupante, por isso precisamos mobilizar toda a população teresinense para que as pessoas se sensibilizem e procurem andar com segurança no trânsito”,  ressaltou.

          Segundo dados levantados pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), de janeiro a agosto de 2013 o número de acidentes em atropelamento envolvendo vítimas foi de 61, sendo 717 o número de motociclistas envolvidas em acidentes com vítimas. Durante o mesmo período foram registradas 37 vítimas fatais e 602 vítimas feridas. No total, foram 1836 automóveis envolvidos nesses acidentes.
         Em âmbito nacional, a campanha tem como temas gerais “Álcool, velocidade e motocicleta” ficando a cargo dos municípios escolherem o que especificamente suas campanhas irão abordar. No Brasil, foi criado um pacto pela vida no trânsito, o que diminuiu em 50% o número de acidentes no país.

O prêmio e a premiação

           O Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito visa estimular crianças, jovens, estudantes de ensino básico e superior, educadores e profissionais, empresas e ONG’s para um comportamento mais positivo aos usuários de transportes e, consequentemente, reduzir os números de acidentes e vítimas de trânsito em Teresina, combatendo fatores de risco como álcool e velocidades.

          O Prêmio possui categorias que contemplam estudantes, profissionais jurídicos, tecnologia e fotografia. Para inscrever seus trabalhos, os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição e anexá-la às produções. O prazo de entrega das produções inicia no dia 01/10 e se encerra no dia 29 do mesmo mês. A premiação ocorre em dezembro.

Texto: Fernando Brito - Repórter / Estudante

Nenhum comentário: