segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Especial: Semana Comceut

Sexta edição da Semana Comceut traz debate sobre "Tecnologia, Conectividade e Convergência".

         Considerado o maior evento de comunicação que o Piauí já conheceu, a Semana Comceut, que em 2013 realizará sua sexta edição, traz dessa vez como tema "Tecnologia, Conectividade e Convergência". O evento que visa promover a integração dos estudantes de comunicação social com o mercado de trabalho, acontecerá entre os dias 4 e 8 de novembro e contará com minicursos, oficinas, palestras, mostra de filmes, e grande troca de experiências com profissionais da área.

          O lançamento da VI Semana Comceut aconteceu na quarta-feira do dia 21 do mês de agosto, numa ocasião em que foi realizada uma palestra com o tema “Convergências Midiáticas”, ministrada pela jornalista da empresa UNO Comunicação, Luana Santana, que colocou o tema em debate falando que “a convergência midiática promove maior facilidade para o usuário, pois traz novas linguagens e perspectivas, específicas para cada veículo, inclusive a multimídia”.

          O estudante de Jornalismo do CEUT, Walderlúcio Barbosa, que hoje faz o sexto período, em entrevista a Agecom, falou sobre a sua participação nas terceira e quarta edições da Semana Comceut e o que o evento proporcionou para sua vida acadêmica e profissional. "Por ser um evento voltado para o mundo acadêmico pude tirar muito proveito das oficinas, palestras e de toda programação que nos foi ofertada. Acredito que é uma excelente oportunidade para nós alunos podermos trocar experiências, ter contato com os profissionais que atuam no mercado e se disponibilizam a passar um pouco dos seus conhecimentos", ressaltou.

        A Semana Comceut conta com uma programação bastante diversificada, onde profissionais e alunos se encontram em oficinas, palestras, conversas afiadas, mostra de vídeos e minicursos, todos voltados ao tema em discussão, numa constante troca de experiências. Tão diversificada é a programação da Semana Comceut que, na edição passada, a organização do evento ofereceu uma oficina de teatro, ministrada pela atriz piauiense Norma Soely Gatpi, que avaliou a Semana como uma experiência super válida. "Foi uma ótima idéia colocar, entre outras, a oficina de teatro que veio com a proposta de desinibir os alunos. Adorei a experiência, pois os alunos participaram ativamente e toparam o desafio de apresentar uma cena no final da oficina", comentou.

Susana Singer, jornalista e ombudsman da Folha de São Paulo.
Foto: Divulgação
         Em edições passadas, a Semana Comceut já trouxe grandes profissionais renomados da comunicação em âmbito local e nacional. Profissionais como a jornalista e ombudsman da Folha de São Paulo, Suzana Singer; o jornalista do Estadão, Daniel Piza; o repórter do CQC, Rafael Cortez; o publicitário da QG Propaganda, Américo Vizer; a jornalista das celebridades, Vanessa Campos; a psicóloga, Vanuza Postigo; o escritor do blog Rafiado, Kenzo Kimura; a jornalista e assessora de imprensa do Senado, Lígia Girão; além de profissionais locais como os jornalistas Marcelo Magno, Rivanildo Feitosa, Eli Lopes, Indira Gomes e Romulo Maia, dentre muitos outros profissionais que já trocaram experiências com os participantes no evento.


Vanessa Campos em palestra na V Semana Comceut
          A Semana Comceut é uma ótima oportunidade para a troca de experiências com profissionais renomados no mercado da comunicação, tanto do Jornalismo como na Publicidade. O evento ainda se preocupa quanto à interdisciplinariedade e oferece atividades, cursos, oficinas, palestras e conversas afiadas que envolvem outros cursos. Estudantes de Direito, Psicologia e Nutrição já participaram da Semana Comceut. "Já apresentei muitos trabalhos, dei aulas e participei de congressos em seminários no Brasil e no exterior. E posso garantir que, como palestrante, foi um dos eventos mais interessantes e produtivos que participei", elogiou a jornalista Vanessa Campos, uma das palestrantes convidadas na V Semana Comceut.

          Ex-aluna do CEUT e participante ativa do evento de comunicação, a jornalista Nayara Nádja, falou em entrevista a Agecom que participou de todas as edições e disse sobre a experiência que a Semana oportunizou para o seu crescimento profissional. "Participei de todas as edições da Semana de Comunicação. É uma experiencia muito positiva. A academia dá a oportunidade de aprender, na prática, várias coisas que você vai encontrar no mercado de trabalho.Você conhece pessoas, faz contatos e isso é muito importante na nossa área", ressaltou Nayara, que hoje é produtora na TV Antena 10.

          O evento é uma realização das Agências de Comunicação Júnior da Faculdade CEUT, Agecom e Inove, agência essas compostas por alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, orientados pela coordenação de comunicação da IES e por professores.

Texto: Fernando Brito - Repórter / Estudante
Edição: Lucas Marreiros e Artur Vasconcelos

Nenhum comentário: