segunda-feira, 2 de setembro de 2013

1º Concurso de Sambas Autorais de Teresina

As Seletivas começam amanhã (3) dentro do Projeto Samba no Coreto.

Nessa terça-feira (3) inicia-se o 1º Concurso de Sambas Autorais de Teresina, às 19h, na Praça Pedro II, dentro do projeto Samba no Coreto. O concurso visa dar ao samba teresinense mais reconhecimento e visibilidade.

Divulgação
O evento está sendo promovido em parceria com o projeto Samba no Coreto, que reúne sambistas na Praça Pedro II na primeira terça-feira de cada mês, em setembro será a primeira de três seletivas que serão realizadas nos próximos meses. Ao todo foram 43 músicas inscritas na competição. Mas a comissão organizadora selecionou 24 canções para a disputa. 

O Concurso de Sambas Autorais é promovido pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves e será realizado inicialmente em três seletivas, com oito apresentações em cada uma delas. Em cada fase classificatória serão escolhidas três músicas para a grande final. As próximas seletivas acontecerão nos dias 1º de outubro e 05 de novembro. A decisão será no dia 02 de dezembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Samba.

Já que o objetivo do evento é valorizar o samba local, também serão homenageadas as figuras marcantes desse gênero em nossa cidade. Na primeira seletiva a organização do concurso vai fazer um tributo ao jornalista Raimundo Alves, o Ral, que faleceu recentemente. Ral tinha uma ligação muito forte com o samba de Teresina, destacou-se como carnavalesco e pesquisador. Seu legado mais importante na área foi à exposição "Batuques, Confetes e Serpentinas", um apanhado de 70 anos da história do Carnaval de Teresina.

Além do reconhecimento, os sambistas também serão premiados em dinheiro. O primeiro colocado receberá a quantia de 2.500 reais, o segundo colocado leva 1.500 reais e o terceiro fica com 1.000 reais. Para o presidente da FCMC, Lázaro do Piauí, o maior prêmio é o incentivo ao samba na nossa capital. “A procura foi tanta que superou as nossas expectativas. Esse será só o primeiro de muitos eventos. Vamos valorizar esse gênero musical que tem muita identificação com a nossa gente!”, ressalta.

No último sábado a organização do concurso realizou uma reunião com os participantes para definir a ordem das apresentações e acertar os últimos detalhes do evento. 

Texto: Lucas Marreiros
Fonte: SemCom - Prefeitura de Teresina.

Nenhum comentário: