segunda-feira, 17 de março de 2014

Anatel inicia levantamento para identificar aparelhos não homologados

 A agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu início nesta segunda-feira (17) ao processo de diagnóstico dos celulares que operam no país sem homologação. O intuito é, após o levantamento, divulgar as medidas a serem tomadas e o cronograma para o bloqueio desses aparelhos.

Não há prazo definido para que a Anatel conclua o levantamento, contudo, segundo informações provenientes da própria agência, o estimulado é que as medidas sejam iniciadas apenas depois da Copa do Mundo, em junho deste ano. Acontece que com a medida não apenas usuários de aparelhos piratas serão prejudicados. Aparelhos comprados fora do Brasil também poderão ser bloqueados, devido não terem o selo da agência.
                                        

                                                Foto: Reprodução/Internet
Compras fora do país agora representam medo a diversos brasileiros


A Anatel afirma que esses aparelhos sem a certificação do órgão, incluindo tablets, deixarão de ser habilitados pelas operadoras, as responsáveis diretas pela identificação do dispositivo. Em um primeiro momento, a medida valerá apenas para novas habilitações e a expectativa é que os celulares em funcionamento, mas sem homologação, passem por um processo natural de substituição futuramente.

O estudante Anderson Vieira, que recentemente aproveitou viagem ao exterior para economizar cerca de R$ 1,500,00 na compra de um Iphone 5s, acha a medida desrespeitosa. "Acho isso um desrespeito imenso com o usuário, se querem fazer um plano desses, que comecem a reduzir os custos absurdos de aparelhos e planos do nosso País. Só assim não teremos a necessidade de viajar ao exterior para comprar eletrônicos", disse.




Repórter: Sidney Cardoso/Edição: Artur Vasconcelos

Nenhum comentário: