terça-feira, 18 de março de 2014

Campanha de Vacinação contra Sarampo é prorrogada

Devido à baixa procura, a vacinação será possível até o final do mês

Em uma portaria baixada na última quinta-feira (17/03), no Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde autorizou o repasse financeiro para que 67 municípios nordestinos possam ter a Campanha da Vacina contra o Sarampo prorrogada. A preocupação com o Nordeste surgiu porque nos últimos meses, surtos da doença aconteceram no Ceará e no Pernambuco.

                                              Foto: Reprodução/Internet


O sarampo é uma doença infectocontagiosa e transmitida através das vias respiratórias ao espirrar, tossir, falar ou respirar. Os principais sintomas são febre alta, coriza, conjuntivite e pequenos pontos vermelhos na pele.

Em Teresina, a meta da prefeitura era fazer a imunização em 57.140 crianças, mas apenas 13 mil receberam a vacina. Em consequência da pequena procura, a Fundação Municipal da Saúde (FMS) vai dar continuação à campanha.

As crianças entre seis meses e cinco anos que ainda não foram vacinadas, precisam comparecer até os pontos de vacinação até o dia 28 de março e as que já foram imunizadas também devem comparecer para que a vacina seja reforçada.

Até a data do encerramento da Campanha, 16 salas de vacinação estarão disponíveis, sendo 14 funcionando no sábado e 2 no domingo.

Casos de Sarampo são registrados em Teresina desde 1999. Caso não tratada, a doença pode evoluir para pneumonia, que pode ser ocasionada pelo próprio vírus do sarampo ou por uma infecção bacteriana.


Repórter: Aryadinni Leal/ Edição: Artur Vasconcelos

Nenhum comentário: