quarta-feira, 19 de março de 2014

CMDCAT recebe doações da receita federal através do imposto de renda

O conselho Municipal dos Direitos da criança e do adolescente de Teresina – CMDCAT convida os cidadãos teresinenses para contribuir na superação da situação de risco de meninos e meninas da capital, através de doações para o CMDCAT, que acarreta em desconto no imposto de renda.

O valor da doação feita ao fundo (Fundo Municipal dos direitos da criança e do adolescente de Teresina), é abatido do imposto de renda dos contribuintes e é destinado para execução de políticas sociais, voltadas à criança e ao adolescente e tutelares de Teresina. A SEMTCAS é a responsável pela administração dos recursos do fundo, com a deliberação e controle dos conselheiros do CMDCAT.
                                                   
                                              Foto: Reprodução/Internet

As doações feitas pelos cidadãos são revestidas em projetos sociais em prol das crianças e adolescentes de Teresina. Através delas são financiados projetos de instituições como a Caritas, Fazenda da paz, AMA, entre outras.

“É um exercício de cidadania e ao invés do dinheiro ser direcionado pra o governo federal, através do imposto de renda ele é revestido em projetos sociais. A pessoa que contribui nos auxilia nos projetos e coloca em dias sua cidadania”, ressaltou a Gerente de proteção social especial da SEMTCAS, Iracilda Braga.

Todos os contribuintes do imposto de renda como empresas e pessoas físicas, podem destinar uma parte do seu IR para o fundo. Não é uma doação exatamente, mas  o pagamento antecipado do imposto. Com a vantagem de ter conhecimento de onde o dinheiro está sendo destinado.

O conselho tem o dever de manter o controle das destinações, emitir relação dos contribuintes, descriminar valores individuais de recebimentos, emitir recibo e nota de agradecimento e fazer declaração de benefícios fiscais, junto à Receita Federal. Os contribuintes devem procurar a secretaria para receber a declaração de doação.

As doações podem ser feitas até o mês de dezembro de cada ano através das seguintes contas:
Banco do Brasil: agência: 3791-5/conta corrente: 79.764-2
Banco do Nordeste: agência: 056-6/conta corrente: 39.831-7

Repórter: Amanda Carvalho/Edição: Artur Vasconcelos


Nenhum comentário: