quinta-feira, 13 de março de 2014

Exposição conta a história e importância do prêmio Nobel

Desde que foi instituído, em 1900, o Prêmio Nobel já foi concedido a 876 personalidades das áreas de física, química, medicina, literatura, economia e nos esforços pela paz.

A história deste renomado prêmio e a do químico sueco Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite e do detonador e idealizador da premiação, pode ser vista pelo público a partir de hoje (13), em uma exposição que marca a inauguração do novo centro cultural da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.


Medalha Prêmio Nobel - Alfred Nobel
Foto: Reprodução/ Internet
A mostra O Prêmio Nobel – Ideias Mudando o Mundo exibe, em cinco pavilhões interativos, uma variada iconografia. São textos, imagens, artefatos, documentos e exemplos de inventos e técnicas empregadas por alguns dos laureados, cujas ideias repercutiram em todo o mundo.

“Não há informações detalhadas sobre cada laureado, mas todos são apresentados com nome e foto na seção O Prêmio Nobel ao longo das décadas pode ser acessado por uma tela touch screen”, explica a curadora Carin Klaesson, do Museu Nobel, de Estocolmo, organizador da exposição, em parceria com a FGV.

O computador, o rádio transistor, a penicilina, o plástico, a câmera digital e o disco rígido são exemplos de algumas invenções resultantes do trabalho de cientistas laureados com o Nobel. Entre as preciosidades selecionadas para a mostra também estão objetos pessoais de dois agraciados com o Nobel de Literatura: o caderno de anotações do peruano Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel em 2010, e um livreto do russo Boris Pasternak, premiado em 1958.


Fonte: EBC

Nenhum comentário: