sexta-feira, 11 de abril de 2014

Aumenta a procura por cursos do Pronatec no Piauí

O piauiense tem buscado na qualificação profissional uma forma de melhorar de vida. Uma prova disso pode ser vista na procura pelas vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como objetivo a inclusão de alunos de escolas públicas, através de cursos de capacitação profissional no mercado de trabalho.

No Piauí, a procura por esses cursos vem crescendo a cada ano. Em 2012 foram ofertadas cerca de 880 vagas do Programa, já no ano passado foram oferecidas 2.748 oportunidades de qualificação.

Enoque Vaz de Carvalho é aluno do Pronatec no curso técnico em Administração, na Unidade Escolar Edigar Tito, na zona norte da capital. “Fiz a inscrição na minha escola, e entrei no Programa. Aqui eu sou acompanhando por um professor, onde eu assino uma frequência e ele visita meu local de estágio pra saber do meu rendimento”, explica.

Assessora do Pronatec na Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), Valéria Barros destaca a importância dessa modalidade no ensino do Piauí. “O Programa oferece essa oportunidade de educação de nível técnico aos jovens da rede pública para que eles possam entrar no mercado de trabalho com uma bagagem maior”, afirma.

PRONATEC

Dentro do Pronatec existem várias ramificações, onde um dos principais destaques é o Bolsa Formação, que tem como objetivo fortalecer o ensino médio por meio da oferta concomitante de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), além de promover a qualificação profissional dos estudantes, com o foco na elevação da escolaridade e a inserção no mundo do trabalho.

O Programa também é responsável por estimular a aproximação, cooperação e a troca de experiências entre as diferentes redes brasileiras de Educação Profissional e Tecnológica. Em parceria com os ofertantes como  Senai, Senac, Senar e Seduc, o Pronatec oferece cursos técnicos com um mínimo de 800h e Formação Inicial e Continuada (FIC) - mínimo de 160h. Para 2014, devem ser ofertadas mais 3050 vagas do Programa no Piauí.

Para participar de um curso Pronatec, os interessados devem estar regularmente matriculados no Ensino Médio regular ou integrado (1º, 2º e 3º ano), ou ainda no Ensino Profissionalizante da rede pública estadual.

Texto: Vinicius Braullio – Colaboração para AGECOM

Nenhum comentário: