domingo, 13 de abril de 2014

Promessa piauiense no Judô sonha com as Olimpíadas de 2016

Foto: (Denis Alves)
Exemplo no judô, Elenilda Pereira, 13 anos, é a mais nova promessa do Piauí na modalidade. Apaixonada pelo esporte, a judoca sabe do passo que precisa dar, aproveitando sempre todas as oportunidades que vão aparecer, para conseguir atingir seus objetivos.

Em seu curriculum, Elenilda coleciona títulos no Campeonato Brasileiro etapa regional. Ela foi medalha de prata no campeonato brasileiro durante a disputa nacional e em seu primeiro torneio fora do país a piauiense sagrou-se campeã sul-americana na categoria 36 quilos. O resultado veio após duas vitórias sobre a argentina Tamara Cañete. ”No início eu não queria, me escondia pela família complicada que eu tinha. Meu pai era usuário de drogas e minha avó alcoólatra. Através do judô, tudo mudou. Estava nervosa quando cheguei lá no Chile, mas depois que conheci minha adversária, ganhei confiança e percebi que eu tinha tudo para conseguir ser campeã”, conta a judoca.

Sobre a preparação, a judoca relatou sobre o treino diário que ela realiza visando a seletiva das Olímpiadas de 2016, no Rio de Janeiro. Otimista com a possibilidade real de disputar a Olímpiadas de 2020, em Tóquio ela conta, que “é necessário seguir a regra do judô, a disciplina, o respeitar” e ainda conta da “confiança de ao passar na seletiva, representar o nosso estado (Piauí) em 2016 se preparando mais ainda em 2020”, prometeu Elenilda.

O treinador Weberton Carlos, apesar da pouca idade, considera que Elenilda como uma atleta que tem um futuro bastante promissor na modalidade, demonstra medo devido a falta de apoio do poder público e patrocínio. “Nós sabemos que ela inda é uma criança, mas que demonstra ter um grande potencial. A tendência é irmos avançando, sempre respeitando os limites possíveis dela, obedecendo as etapas de crescimento, força, e de resistência. É um trabalho cuidadoso que temos com ela, para preparar para disputar campeonatos de maior porte. Tenho dúvidas, pois os nossos atletas ainda têm muita dificuldade com a  falta de apoio do poder público e de patrocínio. Por esse motivo, nós temos diversos exemplos que ficaram pelo caminho”, diz Weberton.

Como fonte de inspiração, a judoca conta que gosta da medalhista Mari Aguiar, devido seu exemplo de humilde e superação. Como sonho, Elenilda tem um único desejo. “Quero muito ser campeã olímpica e mundial”, confeça a judoca.

Elenilda faz parte do projeto conhecido com Judô Shalom, que atende cerca 200 crianças no bairro Parque Piauí e em mais dois bairros da periferia de Teresina. Funcionando desde 2010, o projeto tem como objetivo formar cidadão comprometido com bem comum, visando tirar jovens da marginalidade e conta em seu curriculum com outras revelações, como Jordânio Bruno, atleta que atualmente treina com a campeã olímpica, Shara Meneses.

Texto: Denis Alves - Colaboração para Agecom
Edição: Fernando Brito

Nenhum comentário: