sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Repórter Global participa da VII Semana Comceut

Na segunda palestra da programação oficial da VII Semana Comceut, na última quinta-feira (06), uma verdadeira aula de produção e reportagem. A condução foi do jovem jornalista Fernando David, da TV Globo, repórter de um dos programas jornalísticos mais dinâmicos da atualidade: o Profissão Repórter, que na ocasião falou de suas experiências desde os processos de estágio no Jornal Lance, passando pela redação do Jornal Nacional como produtor até chegar às frentes das câmeras.
Fernando David, repórter da TV Globo, em palestra na VII Semana Comceut
 A palestra foi particularmente voltada para estudantes de jornalismo, teve o intuito de mostrar os desafios enfrentados na busca de histórias e personagens da vida real, conflitos que envolvem a relação com as fontes e até as interferências por conta da rigorosa linha editorial da emissora, que podem barrar os rumos da reportagem. Com o auditório cheio de estudantes e profissionais dos cursos de Jornalismo e Publicidade, Fernando disse que não esperava uma turma tão grande. “Vamos lá, vou falar de bastidores de forma leve e descontraída e depois apresento algumas reportagens que comprovam as dificuldades que o jornalista de TV enfrenta”, disse o palestrante. No meio da palestra, Fernando David estimulou o público com uma dinâmica de produção de pautas com possíveis temas que a plateia julgasse pertinente ao perfil e formato do Profissão Repórter.

Auditório da Faculdade Ceut lotado em palestra com o
repórter Fernando David
A aluna de jornalismo Juliana Araújo disse que “foi super proveitoso. Nós que somos estudantes muitas vezes não temos ideia do que acontece atrás das câmeras e nem sabemos o dia a dia de uma das grandes emissoras do mundo, foi bem esclarecedor, a palestra me surpreendeu”.

Fernando passou pelo jornal Lance e logo depois entrou para a TV Globo, onde participou tanto como repórter quanto produtor de jornais locais do Rio de Janeiro, em seguida passou pelo programa Ação e foi produtor do Jornal Nacional. Sua entrada para o Profissão Repórter aconteceu em 2006 e a partir daí começou a se dedicar ao jornalismo investigativo e  de denúncia.

Em entrevista Fernando ainda disse que quando estudava, na faculdade não tinha esses eventos de comunicação da proporção da Semana Comceut. “Os alunos estão fazendo aqui muita coisa boa para experimentar, eu acho muito proveitoso esse tipo de evento”, afirmou ao elogiar o nível de envolvimento dos estudantes no evento.

Nenhum comentário: