terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Faculdade Estácio Ceut promove campanha de doação de sangue junto ao Hemopi

Durante hoje e amanhã, 10 e 11 de fevereiro, a Faculdade Estácio Ceut está promovendo uma ação de incentivo às doações de sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). O objetivo central da campanha é motivado pela baixa nas doações no período que antecede o carnaval e durante os dias da folia. A taxa de doações cai em torno de 40% nessa época do ano e deixa o centro de hematologia em alerta.

Os estudantes da Faculdade Estacio Ceut podem se dirigir ao Bloco II – sala 1 nos horários entre 8h e 12h, e à tarde a partir das 14h até 17h, para passarem pelo processo de triagem para a doação. Os profissionais do Hemopi trouxeram para a própria faculdade toda a estrutura necessária para atenderem os doadores.

Processo de triagem dos doadores

Hortência Rocha, supervisora de coletas externas, destaca os critérios principais da triagem que antecede a doação. Segundo a profissional é necessário que o doador tenha entre 16 e 69 anos, esteja bem alimentado e pesando acima de 50kg e apresente documento original com foto. É importante destacar também que o processo de doação para homens e mulheres é diferenciado, homens podem doar a cada 2 meses e no máximo 4 vezes por ano e mulheres podem doar a cada 3 meses e no máximo 3 vezes por ano.

Alice Brito, 18 anos, estudante do 1° período de direito, relata que é a primeira vez que doou sangue, ela destacou que a decisão aconteceu devido a praticidade do processo. ‘’É simples e pode salvar vidas. Já houve casos na minha família de familiares que precisaram de sangue e por não ter bolsas suficientes no estoque a pessoa, infelizmente, chegou a óbito’’.

Alice Brito, estudante de Direito, colaborando com a campanha 

Como a estudante fala, o processo para a doação de sangue é simples, mas muita gente não tem conhecimento. Inicialmente é necessário que o doador tenha dormido bem no dia anterior e não tenha enjerido bebidas alcoólicas nas ultimas 12 horas. Após o cadastro, é realizada uma entrevista com um médico, que fará a triagem sanguínea para verificar se o sangue não possui alguma anemia e se esse doador não se expôs a alguma situação de risco, como relações sexuais sem a utilização de preservativos, por exemplo.

Após a coleta, as bolsas de sangue são armazenadas em câmeras frias na central do Hemopi, numa temperatura entre 2° e 5° graus. Então as amostras coletadas passam por um processo de exames e com 48 horas após a coleta são liberados os resultados. A partir daí as amostras que não apresentarem nenhum problema já estão liberadas para o estoque do Centro de Hematologia.

As doações na Faculdade Estácio Ceut encerram amanhã, 11 de fevereiro. Mas você também pode se dirigir ao Hemopi a qualquer momento. O Centro está localizado na Rua 1º de maio, 235/sul e funciona de segunda a sábado, das 7:00 às 18:00 horas. Os telefones para contato são  (86) 3221-4989, 3221-8319, 0800 285-4989.


Repórter: Deise Kessler
Edição: Sidney Cardoso

Nenhum comentário: