terça-feira, 4 de novembro de 2014

VII Semana Comceut estreia com a palestra "A cidade como objeto de consumo"

Na noite desta segunda (03) foi realizado no auditório da Faculdade Ceut a primeira palestra da VII Semana Comceut. A ocasião contou com a palestra da Profa. Dra. em Comunicação pela Universidade de Brasília Sílvia Belmino, que abordou o tema “A cidade como objeto de consumo: a construção de identidade de uma sede para a Copa do Mundo”.

Auditório da Faculdade Ceut lotado durante a VII Semana Comceut
Com o intuito de contribuir com a discussão sobre o consumo Sílvia Belmino abordou o consumo como um fenômeno natural que auxilia na compreensão de uma sociedade contemporânea, e que é dividido em: hedonista (felicidade), moralista (mazelas sociais) e o naturalista (necessidades). “Nosso cotidiano é permeado pelas práticas de consumo, e por meio dele são traduzidas muitas das nossas relações sociais”, ressalta.

Por este motivo, cada vez mais as cidades se reinventam para se tornarem mercadorias, a fim de serem consumidas, ora por uma demanda turística, ora pelos megaeventos. “As cidades como produto mercadológico passam a ter estratégias de posicionamento aprimoradas para diferenciação das demais”, afirma Sílvia Belmiro.

Silvia Belmino durante palestra na VII Semana Comceut
Uma cidade como sede da copa do mundo é supervalorizada e ressalta a visibilidade do local, despertando o interesse de um público que precisa ter suas expectativas superadas, de modo que seja criado um valor positivo a ele. O exemplo utilizado por Sílvia Belmino durante sua palestra foi a cidade de Fortaleza, a qual foi sede para a copa do mundo realizada no Brasil no ano de 2014.

Para o professor da instituição Washington Moura Filho, é de suma importância compreender o consumo e suas estratégias, pois retrata a concepção sobre identidade de um local reforçando sua imagem. “A cidade como objeto de consumo torna-se uma lógica mercadológica que é fundamental para gerar empregos e visibilidade a nível nacional”, explica.

Durante a palestra foi destacada a relação entre Turismo e Imagem, exemplificado pela cidade de Fortaleza que antes era reflexo de uma região precária e de clima quente. Dentro desse contexto Silvia analisou o case Ceará Produto Turístico, a promoção do turismo através da descontrução do imaginário social e economico negativo do estado através das relações midiáticas. “Os processos comunicativos provocam uma intervenção social. A imagem de sol, mar e jangadas, são as imagens cartões postais de Fortaleza”, explica Sílvia Belmino.


Repórteres: Deise Kessler e Jonalisa Costa
Edição: Amanda Carvalho

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