quarta-feira, 5 de novembro de 2014

VII Semana Comceut inicia as oficinas nesta terça-feira (04)

Na noite dessa terça-feira (04), iniciou-se a programação das oficinas na VII Semana Comceut, que conta com a participação de cinco profissionais da comunicação e que vêm à Faculdade Ceut discutir as experiências de mercado e as técnicas características de cada área. As oficinas, que ainda acontecem na noite desta quarta (05) tratam das seguintes temáticas: Ilustração HQ, Jornalismo Cultural, Edição de Vídeo, Produção de TV e Redação Publicitária.

Bernardo Aurélio, quadrinista e historiador, na oficina de HQ, tem como objetivo ensinar as principais características da narrativa em história em quadrinhos. Inicialmente o oficineiro pretende explicar como contar a história utilizando imagem e texto ao longo das páginas monocromáticas. “Como são apenas dois dias, quero mostrar como é a linguagem nos quadrinhos. O estudante vai ter noções de como diagramar a HQ”, afirma Bernardo.

Oficina de ilustração HQ com Bernardo Aurélio

Segundo Thamyres Costa, acadêmica de Jornalismo, a oficina será uma oportunidade para desenvolver melhor as técnicas de desenho, já que na infância a jovem aprendeu a ler com histórias em quadrinhos. “Quanto mais conhecimento eu tiver, melhor será para a minha vida profissional”, ressalta.

Desmistificar o Jornalismo Cultural é o objetivo principal dos oficineiros Rayldo Pereira e Mara Vanessa Torres. Com o intuito de realizar uma conversa descontraída com os participantes, os jornalistas querem estimular o imaginário e o senso crítico dos participantes. Buscam mostrar uma perspectiva de mundo diferenciada, onde tudo que é produzido pelo homem pode ser cultural. “A pressa faz com que o profissional jornalista muitas vezes perca boas oportunidades daquilo que pode informar e trazer mudança para a sociedade”, afirmou Rayldo Pereira.

Oficina de jornalismo cultural com Raildo Pereira e Mara Vanessa

“Vamos elevar o nível da comunicação no Piauí”, afirmou  veemente, Nicolli Tajra, produtora da TV Antena 10, ao falar sobre a oportunidade de discutir com os acadêmicos que futuramente estarão no mercado. Para ela a profissão é aprimorada na prática, só que para realizá-la com excelência também é requisito fundamental o amor. A oficina promete muitas dinâmicas. “Apesar de serem poucas horas de oficina, quero acender a fagulha para despertar o interesse dos participantes para a profissionalização. O mercado é bom, não há falta de aparato, mas sim de repertório”, explica.

A estudante de jornalismo do CEUT, Isabella Dias, é uma das participantes da oficina de Produção de TV. Para ela, esta é uma chance de se descobrir na área e saber se está no caminho certo. “Vou me descobrir se quero trabalhar diante ou atrás das câmeras”.

Oficina de produção de TV com Nicolli Tajra

Conhecer as estratégias e técnicas para elaborar uma boa redação publicitária é a abordagem que será tratada na oficina de redação publicitária, ministrada por Ádan Augusto. Elaborar um texto conciso, objetivo e que transmite proximidade com o público é reflexo de um texto persuasivo que tem como objetivo estimular o consumo.

Para Ádan, a oficina é uma ocasião em que haverá troca de informações, e a percepção sobre a tendência que a nova geração transmite. “Com a oficina o aluno vai descobrir em qual meio pretende atuar, além da própria descoberta através do contato com o profissional da área”.

“Espero aprender as técnicas sobre a redação publicitária de forma que o texto fique em primeiro lugar e a imagem em segundo”, relata a estudante de Publicidade Taylla Vanessa.

A oficina de Edição de Vídeo é ministrada por Marcelo Rêgo. Ele possui uma vasta experiência profissional na área de criação de conteúdos audiovisuais e quer compartilhar sua experiência no mercado de trabalho, para incentivar os estudantes.. “Espero despertar nos participantes as diversas possibilidades que o vídeo proporciona para um bom trabalho audiovisual”.

Para o acadêmico de Comunicação Social Fredson Lima, é importante a qualificação em edição de vídeo porque é uma das maiores dificuldades dos alunos. “É importante ter um leque de informação, mesmo não sendo a área que eu quero atuar”, disse.

Oficina de edição de vídeo com Marcelo Rego

As oficinas, assim como as Conversas Afiadas, que se iniciam, hoje, quarta-feira, a partir das 16h, são momentos de intensa participação de estudantes, porque trazem outros olhares aos conteúdos que se trabalha nas disciplinas e até assuntos que são complementares a elas, agregando novos conhecimentos, o que, afinal, é o maior propósito do evento.


Nenhum comentário: