terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Má alimentação entre universitários pode acarretar sérios problemas de saúde

Na correria dos ambientes acadêmicos é comum presenciar os jovens se alimentando de forma indevida. Consumindo prioritariamente os produtos industrializados, salgados, hambúrgueres, etc. Quando questionados, a resposta é sempre a mesma: falta de tempo. Mas, os especialistas alertam para essa rotina alimentar desregrada, que a longo prazo podem trazer sérios danos à saúde.

Ana Fernanda de Araújo Soares, do 5° período de direito da Faculdade Estácio Ceut afirma que com a correria do dia a dia é impossível os estudantes se alimentarem corretamente. “Aqui na faculdade inclusive não tem opção de alimentos saudáveis. Eu entrei nessa onda de comer industrializados diariamente, e com isso ganhei um problema de saúde”, relata a jovem.

Na lanchonete da Estácio Ceut diariamente são vendidos em torno de 300 salgados  
Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2014 levanta dados alarmantes sobre o crescimento de casos de hipertensão e diabetes em jovens com idade entre 18 e 24 anos. De acordo com o estudo, ambas as doenças se tornam mais frequentes com a idade. Entre 18 e 24 anos, as proporções de hipertensos e diabéticos são de 3% e 0,8%, respectivamente, aos 65 anos, a prevalência sobe para 60,4% e 22,1%. 

A nutricionista Hivana Mouta, afirma que a má alimentação pode ser vista como um meio mais econômico e prático aos olhos dos estudantes, porém torna-se um perigo a longo prazo. “O ideal é procurar um lugar que venda alimentos mais naturais possíveis. Uma dica é comer de três em três horas e pelo menos uma fruta por dia, já que a grande maioria é rica em vitaminas e fibras, que dão saciedade, assim você ficará sem aquela fome de doces e salgados e refrigerantes”, reforça a nutricionista.

Existem casos, que podem ser considerados excepcionais, de pessoas que tentam manter uma dieta balanceada mesmo na correria do dia a dia. É o caso da estudante do 5º período de Jornalimo, Jonalisa Costa. Ela afirma que visita regularmente um nutricionista, e assim fica por dentro do que é melhor para sua saúde, além de praticar exercícios físicos.

A estudante Jonalisa Costa está sempre prevenida com seu lanche natural
“Fico em alerta para todos os detalhes, além de sempre trazer frutas ou alimentos integrais de casa. Acho os valores dos lanches por aqui um pouco abusivos, eles deveriam se preocupar também em como os alimentos são produzidos e armazenados.”, afirma Jonalisa. 

A fim de ajudar na alimentação dos universitários, a nutricionista Hivana Mouta separou algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença:

· Planeje sua alimentação;
· Ande sempre com barrinhas de cereal na bolsa;
· Prefira os alimentos integrais como pães, bolachas e bolos;
· No caso da bebida, prefira os sucos naturais da própria fruta;
· Se for comer fora, é necessário conhecer bem se o ambiente e os alimentos são limpos e ainda se são preparados de forma adequada;
· Você pode preparar seu almoço ou jantar antes, desde que o lugar que você vá ficar tenha um local adequado para o armazenamento até a hora da sua refeição;
· Não menos importante, lembre-se sempre de beber bastante água. 


Repórteres: Eliziane Oliveira e Deise Kessler

Nenhum comentário: